15.1.08

miyazaki's world

*clip com cenas de O Castelo Animado e o belíssimo tema composto por Joe Hisaishi

Em 2002, “A Viagem de Chihiro” dividiu o Urso de Ouro com o também excelente “Domingo Sangrento”. Até então, o nomes Hayao Miyazaki e Studio Ghibli não eram conhecidos no mainstream cinematográfico. Meses depois veio a indicação ao Oscar de melhor animação, e a Disney (distribuidora nos EUA) teve que dar atenção à animação japonesa. Há uma história que o estúdio do Mickey sempre escondeu os filmes da Ghibli para não competir com suas produções, verdade ou não, o mercado ditado por Hollywood só conheceu as animações de Miyazaki após Chihiro. Uma grande pena, principalmente para quem queria ver e não tinha acesso. Salve a internet!

Os filmes da Ghibli chegavam em casa através de fitas VHS ou Beta (sim, eu peguei a era Beta e seu controle remoto com fio) gravadas ou copiadas por alguém que vinha do Japão. Era a senhora expectativa quando um filme era lançado. “Meu Vizinho Totoro”, “Nausicaa do Vale do Vento” (disponível em HQ), “O Túmulo dos Vaga-Lumes”, “Kiki’s Delivery Service”, “Laputa: Castle in the Sky”, “Porco Rosso”, “Princesa Mononoke”. Tudo era visto e revisto 50 vezes! E como chorávamos!

Há uma incrível simplicidade nessas animações, e ao mesmo tempo são complexas e detalhistas; sofisticação e delicadeza difíceis de serem encontradas num filme comum. As estupendas trilhas foram compostas pelo talentosíssimo Joe Hisaishi. Há alguns anos, ele fez um concerto só com as trilhas, há alguns vídeos no Youtube Salve Todos. Um dos grandes fãs é John Lasseter, antigo chefe de animação da Pixar e atual da Disney. O criador de Toy Story fez questão de supervisionar a dublagem em inglês de “A Viagem de Chihiro”, tudo para que nada saísse do tom ou fosse cortado. Na época do lançamento, circulava a notícia de uma co-produção entre Miyazaki e a Pixar.

Ótimos adjetivos não faltam aos filmes do senhor Miyazaki e seu estúdio. Para nossa sorte, seus últimos filmes têm chegado a terras tupiniquins, agora é torcer pelo lançamento de suas produções anteriores e aguardar “Gake no Ue no Ponyo – Ponyo on a Cliff”. Se você puder ver estes filmes, veja! Faz um bem danado pra saúde!

Meus favoritos e seus respectivos anos de lançamento no Japão. É só clicar para ver o trailer. Desculpe o mega post, mas acho Miyazaki obrigatório. Com exceção de “Túmulo dos Vaga-Lumes”, todos foram dirigidos por Miyazaki.

Nausicaa do Vale do Vento (Kanze no Tani no Nausicaa) – 1984

Laputa – Castle in the Sky (Tenku no Shiro Rapyuta) – 1986

Túmulo dos Vaga-Lumes (Hotaru no Haka) – 1988

Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro) – 1988

Kiki’s Delivery Service (Majo no Takkyubin) – 1989

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi) – 2001

O Castelo Animado (Hauru no Ugoki Shiro) – 2004

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei seu blog xande....principalmente a parada do pequeno garfanhoto....hauhaahahahaha....bjs!!!!!!

Henne disse...

Os "desenhos" (na verdade, filmes) do Miyazaki são obras-primas! Não há nada nesse mundo que possa ser comparado aos seus "desenhos". Os últimos lançamentos têm histórias diferentes, mas acho lindas! Os meus favoritos são os mais antigos, como "Laputa", "Kaze no Tani no Naushika" (Nausicaa of the Valley of the Wind), "Totoro", "Majo no Takkyubin" (Kiki´s Delivery Service), "Lupin III: TV and the Castle of Cagliostro" (apesar de não ter sido dirigido pelo Miyazaki).
Quem tiver a oportunidade de assistir seus desenhos não pode perdê-la!
Minha infância teria sido um pouco triste se não tivesse assistido a todos esses desenhos! ;-)