21.3.08

kasatô marú e festa de que não começou

O jornal francês Liberation.fr publicou um artigo sobre as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Os franceses se surpreenderam com o fato de um país celebrar uma imigração e indagaram por que nunca houve esse tipo de comemoração na França. Quem conta melhor é a Maria Lina, do blog Conexão Paris: “Uns indagam porque na França nunca houve comemorações deste tipo. Outros respondem que isto seria impossível visto a tensão existente entre franceses e imigrantes e entre grupos de imigrantes de origens diferentes. Uma comemoração qualquer poderia levantar uma série de manifestações contrárias à entrada e à presença de imigrantes na França, discussões políticas sem fim do tipo porque comemorar este grupo de imigrantes e não um outro”.

É importante dizer que a imigração japonesa só é celebrada porque foi de grande importância para o Brasil. Assim como os italianos e alemães, os japoneses contribuíram para o rápido desenvolvimento de diversos segmentos no século passado, principalmente no setor agrário. Por aqui, as celebrações têm sido tímidas e isoladas, organizadas apenas por grupos de descendentes. Segundo me contaram, no Japão não há qualquer lembrança sobre o Centenário, apenas uma nota da imperatriz Michiko dizendo que estará refletindo sobre a dura vida que japoneses tiveram no Brasil. That’s all, mas eu acho muito pouco. Nem vou de dizer como o Rio está comemorando, a pobreza é tanta que dá até vergonha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha, eu até cheguei a procurar pela net um site com informações sobre os eventos do Centenário aqui no Rio... mas não achei! Acho que só quem está "no meio" recebe folhetos com os eventos... Vou fazer um post essa semana no meu blog sobre isso, vai ter MUITA coisa, e temos que divulgar ^^

Daniel Miyagi disse...

O que lamento eh a comemoracao pura e simples, mas os problemas que os brasileiros no Japao passam nao sao questionados, os japoneses no Brasil perdem sua identidade... o que eh pior, a comemoracao pela sua comemoracao ou simplesmente ignorar?

Anônimo disse...

Alexandre,
Na França a contribuição dos imigrantes para a economia foi enorme tambem. Eles não comemoram por outras razões.
Abraços
maria Lina